Variáveis:
Os programas usam os recursos de hardware para executar algoritmos.
O processador executa os cálculos necessários.
A memória armazena dados e os serve para o processador.
O jeito que os programas utilizam para ler e escrever os dados(valor ou expressão) da memória são conhecidos como variáveis.
Para simplificar a variável é um espaço na memória que reservamos e damos um nome que pode ser alterado ao longo do tempo, sendo mais técnico, a variável é uma "posição" localizada em um determinado espaço na memória para representar um dado dentro do tempo de execução(runtime) do programa.
Por exemplo:
O processador executa os cálculos necessários.
A memória armazena dados e os serve para o processador.
O jeito que os programas utilizam para ler e escrever os dados(valor ou expressão) da memória são conhecidos como variáveis.
Para simplificar a variável é um espaço na memória que reservamos e damos um nome que pode ser alterado ao longo do tempo, sendo mais técnico, a variável é uma "posição" localizada em um determinado espaço na memória para representar um dado dentro do tempo de execução(runtime) do programa.
Por exemplo:
Criamos uma
variável nomeada "idade" para armazenar a idade de uma pessoa.
Imagine uma
gaveta etiquetada em uma cômoda.
Nessa cômoda existem 3 gavetas etiquetadas.
(Quando criamos uma variável especificamos que tipo de dado pode ser armazenado)
Para cada gaveta há uma "etiqueta"(um tipo de variável).
Nessa cômoda existem 3 etiquetas:
• uma chamada idade ;
• uma chamada nome;
• uma chamada altura;
Na gaveta da etiqueta idade só poderá ser armazenada números inteiros, nomes(letras,"textos", etc) e altura em números reais.
Concluindo, ao etiquetarmos estamos nomeando e definindo o tipo da variável onde aquela variável só vai aceitar dados daquele tipo.
Nessa cômoda existem 3 gavetas etiquetadas.
(Quando criamos uma variável especificamos que tipo de dado pode ser armazenado)
Para cada gaveta há uma "etiqueta"(um tipo de variável).
Nessa cômoda existem 3 etiquetas:
• uma chamada idade ;
• uma chamada nome;
• uma chamada altura;
Na gaveta da etiqueta idade só poderá ser armazenada números inteiros, nomes(letras,"textos", etc) e altura em números reais.
Concluindo, ao etiquetarmos estamos nomeando e definindo o tipo da variável onde aquela variável só vai aceitar dados daquele tipo.
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Tipos de
Linguagens de dados e variáveis:
Geralmente
os programas que trabalham com variáveis exigem alguns tipos de dados ou não .
A verificação deles pode variar conforme o sistema operacional e a linguagem de computador .
As linguagens podem ser classificadas como:
• fortemente tipadas: nela todos os tipos de variáveis precisam ser classificadas especificamente ;
(ex: Java, C♯, Fortran e Cobol).
• fracamente tipadas: nela os tipos de dados podem ser alterados durante a execução do programa ;
(ex: PHP, Javascript, Ruby e Python).
• não tipadas: nela existe apenas um tipo de dado ou nenhum;
(ex: Linguagem de montagem, Assembly e BCPL).
O tipo de Dado primitivo geralmente é o dado mais básico que pode ou não se corresponder com a memória.
O tipo de Dado composto é construído a partir de tipos primitivos e/ou compostos.
A ANSI (American National Standards Institute) determina os tipos de dados que todos os SGBD's(Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) devem possuir mas cada SGBD utiliza o nome que acha apropriado e relaciona com o tipo determinado pela ANSI.
Alguns tipos de dados mais comuns nas linguagens de programação:
• inteiro: é um intervalo do conjunto dos inteiros;
• caractere: um caractere;
• booleano: possui apenas dois valores;
• decimal: guarda um numero fixo de dígitos decimais;
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A verificação deles pode variar conforme o sistema operacional e a linguagem de computador .
As linguagens podem ser classificadas como:
• fortemente tipadas: nela todos os tipos de variáveis precisam ser classificadas especificamente ;
(ex: Java, C♯, Fortran e Cobol).
• fracamente tipadas: nela os tipos de dados podem ser alterados durante a execução do programa ;
(ex: PHP, Javascript, Ruby e Python).
• não tipadas: nela existe apenas um tipo de dado ou nenhum;
(ex: Linguagem de montagem, Assembly e BCPL).
O tipo de Dado primitivo geralmente é o dado mais básico que pode ou não se corresponder com a memória.
O tipo de Dado composto é construído a partir de tipos primitivos e/ou compostos.
A ANSI (American National Standards Institute) determina os tipos de dados que todos os SGBD's(Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) devem possuir mas cada SGBD utiliza o nome que acha apropriado e relaciona com o tipo determinado pela ANSI.
Alguns tipos de dados mais comuns nas linguagens de programação:
• inteiro: é um intervalo do conjunto dos inteiros;
• caractere: um caractere;
• booleano: possui apenas dois valores;
• decimal: guarda um numero fixo de dígitos decimais;
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Exemplos de
exercícios:
Considerando uma cômoda como um programa as gavetas como locais para armazenar as variáveis e as etiquetas como tipo de dados:
a) para armazenar uma palavra que tipo de dado usamos?
R:caractere
b) como podemos nomear uma gaveta onde queremos colocar camisas, bermudas e meias?
R:roupas
Monte um algoritmo no VisualG que descreva a soma de 2 números reais:
// Função : "Somar dois números reais"
// Seção de Declarações
var
num1,num2,resultado:real
Considerando uma cômoda como um programa as gavetas como locais para armazenar as variáveis e as etiquetas como tipo de dados:
a) para armazenar uma palavra que tipo de dado usamos?
R:caractere
b) como podemos nomear uma gaveta onde queremos colocar camisas, bermudas e meias?
R:roupas
Monte um algoritmo no VisualG que descreva a soma de 2 números reais:
// Função : "Somar dois números reais"
// Seção de Declarações
var
num1,num2,resultado:real
inicio
// Seção de Comandos
escreval("digite um número:")
leia(num1)
escreval("digite outro número:")
leia(num2)
resultado <- num1+num2
escreval("a soma dos números digitados é:",resultado)
fimalgoritmo
http://foldoc.org/data+type
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vari%C3%A1vel_%28programa%C3%A7%C3%A3o%29
http://www.decom.ufop.br/romildo/cea030.2011-1/slides/05-tipos-variaveis-expressoes.pdf
Pag: 18/56 variáveis II
// Seção de Comandos
escreval("digite um número:")
leia(num1)
escreval("digite outro número:")
leia(num2)
resultado <- num1+num2
escreval("a soma dos números digitados é:",resultado)
fimalgoritmo
http://foldoc.org/data+type
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vari%C3%A1vel_%28programa%C3%A7%C3%A3o%29
http://www.decom.ufop.br/romildo/cea030.2011-1/slides/05-tipos-variaveis-expressoes.pdf
Pag: 18/56 variáveis II
Constantes
O que é uma constante?
Ao
contrário das variáveis a constante é um espaço reservado na memória para
armazenar um valor que não muda com o tempo, não podemos atribuir um novo
valor, ela recebe um valor final imutável. Um exemplo marcante é o valor de PI
(3.14159265359…) o PI não muda, nunca irá mudar! Logo é constante!
Como
declaramos uma constante?
Utilizamos o modificador “final” e
devem ser escritas com letras maiúsculas e separadas por uderline.
public class ExContantes1{
private final long NUMERO_CONSTANTE = 380L;
public final double OTHER_NUMBER = 180.35;
public static void main (String[] args) {
final char VARIAVEL_CONSTANTE = 'A';
Agora é a sua vez!
Encontre o erro:
private Final double
CONSTANTE = 100;
private final char
otherConstante = ‘A’;
private final double NUMBER
= 1000;
Referencias:
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Operações Aritméticas
Operações aritméticas são comandos que nos permitem fazer cálculos aritméticos.
Tipos de operadores:
OPERADOR
|
OPERAÇÃO
|
TIPOS
DOS OPERANDOS
|
TIPO
DO RESULTADO
|
+
|
adição
|
inteiro
|
inteiro
|
real
|
real
|
||
-
|
subtração
|
inteiro
|
inteiro
|
real
|
real
|
||
*
|
multiplicação
|
inteiro
|
inteiro
|
real
|
real
|
||
/
|
divisão
|
inteiro
|
real
|
real
|
real
|
||
div
|
divisão
inteira
|
inteiro
|
inteiro
|
mod
ou %
|
resto da divisão inteira
|
inteiro
|
inteiro
|
=======================================================================
Prioridades de operadores:
Alguns dos operadores tem prioridades mais altas do que
outros, o que significa que a ordem do qual será feito o cálculo começará por
eles. Ordem por prioridade mais alta a mais baixa:
*, /, div, mod; +, -.
Exceções de prioridades:
Há alguns casos onde as prioridades não são válidas, como no
uso de parênteses onde os números que estão dentro dos parênteses terão a
prioridade.
Se houver um cálculo com operadores de mesma prioridade o
cálculo será feito na ordem em que aparecem da esquerda para a direita.
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Exemplo de uso dos operadores:
Adição: 4+2=6:inteiro 2,25+3,35=5,6:real
-------------------------------------------------------------------------------
Subtração: 4-2=2:inteiro 6,5-1,15=5,35:real
-------------------------------------------------------------------------------
Multiplicação: 4*2=8:inteiro 1,2*5=6:real
-------------------------------------------------------------------------------
Divisão: 5/2=2,5 6,3/3=2,1:real
-------------------------------------------------------------------------------
Divisão inteira: 4div2=2:inteiro
-------------------------------------------------------------------------------
Resto da divisão: 10(mod ou %)3=1
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Descrição do site sobre o assunto:
Fáceis de utilizar, parecem muito com um cálculo realizado
em uma calculadora comum. Vejamos uma tabela com os operadores básicos:
Operador
|
Cálculo
Realizado
|
Exemplo
|
Resultado
|
+
|
Soma entre
dois números
|
4 + 8
|
12
|
-
|
Subtração
entre dois números
|
32 – 9
|
23
|
*
|
Multiplicação
entre dois números
|
6 * 8
|
48
|
/
|
Divisão entre
dois números
|
48 / 16
|
3
|
%
|
Resto da
divisão entre dois números
|
21 % 2
|
1
|
O único operador que talvez nem todos conheçam ou se lembrem
é o operador de resto da divisão. Funciona assim: Digamos que você divida 10
por 3. O resultado dá 3 e sobra 1. Então, se utilizarmos o operador de resto da
divisão (também conhecido como módulo) para esse mesmo cálculo, o resultado
será 1. Se fizéssemos 20 % 3 o resultado seria 2 ou seja, o resto da divisão de
20 por 3.
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Exercícios:
Teórico:
Descreva uma situação onde a prioridade do operador não será
válida.
Prático:
Resolva o cálculo: 3+(10*(8/4))/5
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Links dos sites:
http://www.cultura.ufpa.br/ferreira/Disciplinas/Programacao/OperadAritmLog.htm
http://www.activeinfo.com.br/curso_programacao/operadores_aritmeticos.html
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Abaixo temos uma videoaula exemplificando o caso:
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Funções Aritméticas:
Em java, temos a classe java.lang.Math que fornece
diversos métodos estáticos permitindo trabalhar com funções e operações
matemáticas, como trigonometria, exponenciação,
radiciação, módulo ou valor absoluto. Como os métodos são estáticos,
eles só precisam ser referenciados através do nome
da classe, sem necessidade de uma instância para ela.
radiciação, módulo ou valor absoluto. Como os métodos são estáticos,
eles só precisam ser referenciados através do nome
da classe, sem necessidade de uma instância para ela.
Valor absoluto (módulo)
Existem quatro métodos
que retornam o valor
absoluto de um número, todos eles chamados abs. Os métodos
abs() aceitam os tipos int, float, long e double.
absoluto de um número, todos eles chamados abs. Os métodos
abs() aceitam os tipos int, float, long e double.
Exemplo:
public static int abs(int a);
public static float abs(float a);
public static long abs(long a);
public static double abs(double a);
Para retornar o valor
absoluto do float utilizando o método abs(), teremos:
float num = -2,5F;
num = Math.abs(num);
// retornando o valor 2,5F
// retornando o valor 2,5F
Método Sqrt()
Para que nossos programas
possam extrair a
raiz quadrada de algum número usaremos o método sqrt() da
classe Math. Veja o seu formato:
raiz quadrada de algum número usaremos o método sqrt() da
classe Math. Veja o seu formato:
public static double
sqrt(double a) throws ArithmeticException;
sqrt(double a) throws ArithmeticException;
Podemos obter pelo método
sqrt(), por exemplo,
o valor da raiz quadrada de 2,5:
o valor da raiz quadrada de 2,5:
float num = 2,5F;
num = (float) Math.sqrt(num);
// retorna 1,58113
// retorna 1,58113
Podemos observar nesse
exemplo uma conversão
explícita que atribui um valor de retorno do tipo double a
um float (o método sqrt() retornará sempre um float).
explícita que atribui um valor de retorno do tipo double a
um float (o método sqrt() retornará sempre um float).
Método cos()
No estudo das relações
trigonométricas em um
triângulo retângulo, o cosseno relaciona o cateto adjacente
à hipotenusa do triângulo, como mostra a figura abaixo:
triângulo retângulo, o cosseno relaciona o cateto adjacente
à hipotenusa do triângulo, como mostra a figura abaixo:
Usaremos o método cos()
da classe Math para
retornar o cosseno de um ângulo. Veja o formato deste método:
retornar o cosseno de um ângulo. Veja o formato deste método:
public static double
cos(double a);
cos(double a);
Podemos obter, por
exemplo, o cosseno do ângulo
1,047197 é obtido da seguinte forma:
1,047197 é obtido da seguinte forma:
double num, angle = 1,047197D;
num = Math.cos(angle);
// retorna 0,5
// retorna 0,5
As instruções acima
atribuirão à variável um
valor de 0,707107 para o cosseno do ângulo 0,785398. É importante reforçar que quando trabalharmos com ângulos, estaremos semprevlidando com valores em radianos.
valor de 0,707107 para o cosseno do ângulo 0,785398. É importante reforçar que quando trabalharmos com ângulos, estaremos semprevlidando com valores em radianos.
Para entender melhor sobre o assunto, temos a tabela abaixo com mais funções e em outras linguagens:
Português Estruturado
|
Descrição
|
Java
|
Javascript
|
Ruby
|
quad(x)
|
Eleva ao Quadrado
|
Math.pow(x, 2)
|
Math.pow(x, 2)
|
x ** 2
|
exp(x, y)
|
Exponenciação
|
Math.pow(x, y)
|
Math.pow(x, y)
|
x ** y
|
raiz(x)
|
Raiz Quadrada
|
Math.sqrt(x)
|
Math.sqrt(x)
|
Math.sqrt(x)
|
abs(x)
|
Número sem sinal
|
Math.abs(x)
|
Math.abs(x)
|
x.abs
|
arredonda(x)
|
Arredonda o número para cima ou para baixo dependendo dos
números após o ponto
|
Math.round(x)
|
Math.round(x)
|
x.round
|
pouco utilizado
|
Retorna o maior valor inteiro menor ou igual ao número dado
|
Math.floor(x)
|
Math.floor(x)
|
x.floor
|
pouco utilizado
|
Retorna o menor inteiro maior ou igual ao número dado.
|
Math.ceil(x)
|
Math.ceil(x)
|
x.ceil
|
pouco utilizado
|
Retorna um número aleatório entre 0 e 1.
|
Math.random()
|
Math.random()
|
rand()
|
Exemplo das funções em java:
Descanso:
Faça um cálculo em java utilizando algumas das funções que retorne e exiba a raiz quadrada do resultado.
Descanso teórico:
No exemplo abaixo, o valor a ser exibido no resultado é um valor randômico ou um valor fixo?
public class Exemplo {
public static void main(String[] args) {
int limiteInferior = 5;
int limiteSuperior = 10;
int alcance = limiteSuperior - limiteInferior;
double coeficiente = Math.random();
System.out.println( Math.round(limiteInferior + coeficiente * alcance));
}
}
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais sobre funções:
================ Grupo GETR ===================
Integrantes:
Eduardo Keiti GushikenGeorge Luis
Rodrigo Teixeira
Thomas Ruibasciki
Alguns erros ortográficos e a estética está complicando o ótimo conteúdo que elaboraram.
ResponderExcluirPor exemplo: SGB´s => SGBD´s
ResponderExcluirtêm também um "semprevlidando" perdido no meio do texto
Humberto, creio que agora foram corrigidos todos os erros ortográficos.
ExcluirObrigado pela orientação!