sábado, 17 de maio de 2014

Estrutura de Seleção e Estrutura de Repetição

Estrutura de Seleção

Definição

A estrutura de seleção é utilizada para realizar uma sequencia de instruções que é determinada de acordo com as condições baseadas nas regras de negócio. Existem quatro tipos:

       I.        Estruturas de Seleção Simples.
      II.        Estruturas de Seleção Compostas.
    III.        Estruturas de Seleção Encadeadas.
   IV.        Estruturas de Seleção de Múltipla Escolha.





Estruturas de Seleção Simples


Esse tipo de estrutura verifica se condição é verdadeira, caso seja verdadeira a instrução é executada, caso contrário, ou seja falso, o fluxo do programa continua sem intervenção da estrutura de seleção.

Exemplo:


Java





  Estruturas de Seleção Compostas



Esse tipo de estrutura possui dois conjuntos de instruções que verifica a condição, como resultado, caso verdadeira realiza uma instrução e caso seja falso, outra instrução é executada.

Exemplo:

JavaObs.: Podemos observar que a estrutura possui dois fluxos de instruções






Estruturas de Seleção Encadeadas



Esse tipo de estrutura é uma sequencia de instruções que podem ser ou não executadas dependendo condição validada em um grupo de opções específicas.

Exemplo:

Java


Video Aula Estrutura de Seleção If Else:



Estrutura de Seleção Múltipla Escolha ou Homogênea


     Este tipo de estrutura funciona como um conjunto de opções para escolha. Normalmente estas opções são pré-definidas e apresentadas em forma de tabela (apenas a nível de entendimento) em exercícios específicos.

Exemplo tabela:

Código
Clima
1
Sol
2
Chuva
3
Nublado



Exemplo:
 
Java

Video Aula Estrutura de Seleção Múltipla Switch:



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Estrutura de repetição

Definição
É uma estrutura que repete instruções enquanto uma condição for verdadeira. Se for falsa, a estrutura para de repetir, ou, caso nunca tenha sido verdadeira, não realiza a instrução.
       I.        Estruturas de Seleção For.
      II.        Estruturas de Seleção Do While.
    III.        Estruturas de Seleção While.


For (Para)


           Esta estrutura específica utiliza variáveis de controle para controlar o número exato de repetições. É especialmente usado em casos onde o número de loops é definido previamente.

Exemplo:

Java




Video Aula Estrutura de Repetição For:





Do While (Repita)

           Nesta estrutura, a instrução é executada antes da verificação da condição e, só poderá parar, quando houver a verificação. Logo, esta estrutura é especialmente usada quando a instrução deve ser executada pelo menos uma vez, antes da verificação da condição.

Exemplo:
Java
 






While (Enquanto)

           Nesta estrutura, a instrução é executada depois da verificação da condição. Portanto, a instrução pode ou não ser executada dependendo da avaliação da condição, se for verdadeira, será executada, senão não será.

Exemplo:

Java




 
Video Aula Estrutura de Repetição While, Do While:




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Trecho do Livro Lógica de Programação e Estrutura de Dados com aplicações em Java - 2 edição 

            

      De acordo com Sandra Puga e Gerson Rissetti, autores do livro Lógica de Programação e Estruturas de dados com aplicações em Java -2 edição,  As estruturas de Seleção ou decisão são utilizadas quando existe necessidade de verificar condições para a realização de uma instrução ou uma sequencia de instrução.Os testes de seleção também podem ser utilizados para verificar opções de escolha.
            As estruturas de repetição em determinadas situações, temos de repetir o programa ou parte dele varias vezes, como o calculo das medias das notas de um grupo de alunos.Reiniciar o programa para cada calculo não é uma solução muito pratica e, algumas vezes ,é inviável.O conceito de repetição (ou looping) é utilizado quando se deseja repetir certo trecho de instruções por um número de vezes.O número de repetições pode ser conhecido antes ou não, mas, necessariamente, precisa ser finito.
            Nem todas as estruturas de repetição possuem recursos para fazer a contagem do número de vezes que o laço deverá ser repetido,por isso, deve-se utilizar uma variável de apoio sempre do tipo inteiro

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Exercícios Teóricos:


Estrutura de Seleção:

1. Quais os tipos de estrutura de seleção e suas principais diferenças?

Estrutura de Repetição:

2. Crie um exemplo de uma aplicação prática não relacionada a informática que faça uso de um dos tipos de estrutura de repetição.


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Exercícios Práticos:

Exercício 01

         Faca um programa que leia um numero é indique para o usuário se o número é par.

Exercício 02


        Semelhante ao programa anterior, que lê um número e indica se o número é par. Agora atribua outra condição, que se o número digitado for ímpar também deverá ser exibida uma mensagem para o usuário.


Exercício 03


       Faca um programa que receba dois numeros. O programa deve identificar os valores e classificar qual dos dois possue maior valor. Caso ambos tenham o mesmo valor, deve ser exibido tambem a mesagem para o usuário.


Exercício 04


Faca um programa que exiba um menu contendendo opções do tempo associcadas a um código. O usuário ao entrar com codigo recebe uma dica referente ao tempo indicado no menu. 

Ex.: Menu                                                                                   Ex.: Dica



                                                                            
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|----------------Tipo de Tempo----------------|                      Chuvoso: Leve um guarda chuva!
|[1]------------------Nublado--------------------|                    
|[2]------------------Chuvoso-------------------|                       Nublado: Possibilidade de chuva!

|[3]-----------------Ensolarado----------------|                            
                                                                              EnsolaradoUse protetor solar!


Exercício 05


Em uma brincadeira entre dois colegas, na qual um pensa um número e o outro deve fazer chutes até acertar o número imaginado. Como dica,a cada tentativa é dito se o chute foi alto ou foi baixo. Elabore um programa dentro deste contexto que leia o número imaginado os chutes, ao final mostre quantas tentativas foram necessárias para descobrir o número. Utilize a estrutura Do While.

Exercício 06

       Faca um programa que leia uma numero e exiba sua tabuada ate 10, utilizando a estrutura de repetição While.
       

Exercício 07

       Faca um programa que leia uma numero e exiba sua tabuada ate 10, utilizando a estrutura de repetição For.

Resoluções Possíveis

Ex 01: 


Ex 02:


Ex 03:


Ex 04:


Ex 05:


Ex 06:



Ex 07:




 

Bibliografia



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Membros:

Arthur Pereira                                    RM71066
Caue Rodrigues Silva                       RM71216
Cristiano  Rodrigues                         RM 72082
Fellipe Rodrigues                              RM71094
Igor de Souza Oliveira                       RM71162


                                          

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