domingo, 4 de maio de 2014

Eclipse – suas versões. Conceitos de: Workspace, Project, Package e Classes.

Eclipse

O Eclipse é uma IDE baseada em plug-ins, ou mais especificamente denominada arquitetura de plug-ins, que possibilita o desenvolvimento em diferentes tipos de linguagens orientada a objetos, estruturadas e de marcação, entre elas o Java, PHP, C, C++, HTML e XML entre outras. Para cada linguagem existe um plug-in especializado como o Eclipse IDE for C/C++ Developers (linguagens C/C++), Eclipse for PHP Developers (linguagem PHP), assim por diante.





A versão mais atual do Eclipse é a Kepler, e anteriormente existiram as versões Indigo, Juno, Helios, Galileu, Ganymede, Europa e Callisto, ao se verificar cada uma das versões houveram evoluções de performance e algumas modificações de interface, porém o grande diferencial está nos plug-ins e seus recursos, como foi dito anteriormente e como mostra a imagem do blog thiagopassos.com:


Para o Java a melhor opção hoje é a Eclipse IDE for Java EE Developers, sendo ela uma das mais completas, pois foi desenvolvida para o Java EE (Java Enterprise Edition) e que já consta as opções de Static Web Project e Dynamic Web Project.
As constantes atualizações do Eclipse e seus plug-ins feitos por sua comunidade se adaptam as aprimorações que ocorrem nas linguagens, como por exemplo, no plug-in Eclipse IDE for Java EE Developers estão presentes as novas tags existentes no HTML5 que recebeu uma grande quantidade de novas funcionalidades em relação ao HTML convencional que também está presente no plug-in.
Em relação ao seu funcionamento o Eclipse não é instalado no sistema operacional, para utilizá-lo é necessário descompactar a pasta de seus arquivos, e em seguida clicar em seu ícone, ele inicia seu funcionamento e pede para que o usuário escolha o local do Workspace, onde constam todos os arquivos necessários para o(s) projeto(s).

Workspace

Ao se iniciar o Eclipse o usuário deve escolher um local para criar o Workspace, neste local ficam armazenados os Projects, que serão comentados a seguir, e os arquivos metadata que são necessários para o funcionamento do eclipse e dos demais arquivos. Dentro do Workspace podem constar vários projetos (Projects) independentes e eles juntos com a pasta metadata são abertos dentro do Eclipse, não sendo possível abrir um destes projetos fora da Workspace sem que seja exportado e importado para outra Workspace, esse é um erro muito comum.



Após a escolha do local o Eclipse é iniciado, ao se clicar com o botão direito na área de gerenciamento de arquivos aparecem às opções de criação de projetos, após escolhidas às especificações uma pasta é automaticamente criada dentro da Workspace com todos os arquivos pertencentes a ele, e assim que são criadas novas classes, packages e outros arquivos eles são depositados dentro do Workspace > Projeto.



É possível selecionar Workspaces diferentes dentro do Eclipse indo em File > Switch Workspace, dessa forma o Eclipse carrega o outro Workspace, fechando e abrindo a interface automaticamente. Para se utilizar um Workspace em outro local ou outro computador é necessário ir ao local onde ele foi criado e transferir a pasta junto com todos os arquivos, pois caso algo não seja copiado pode ocorrer um erro no Eclipse, isso inclui a pasta metadata.
Abaixo uma imagem para exemplificar o Workspace e Project, Package e Classes, que serão abordados nos textos a seguir:


Project

Como podemos ver na imagem anterior um Project contém todas as pastas, packages, arquivos Java, arquivos class, e se houver outro tipo de arquivo, como o HTML por exemplo, também ficará armazenado no Project. No caso da imagem foram criados dois projetos um Projeto Bilhete e outro Projeto Modelo. Para se exportar um projeto deve-se acessar o menu File > Export > General > Archive File e escolher o local onde será criado o arquivo zip que contém o projeto. Para se importar um arquivo para dentro de um Workspace deve-se acessar File > Import > General > Archive File e selecionar o arquivo zip do projeto desejado e em seguida ele é adicionado ao Workspace e consequentemente ao menu de gerenciamento de arquivos do Eclipse.

Package

O Package é utilizado para separar as classes do projeto em pacotes, desta forma evitando a existência de duas classes com mesmo nome em uma mesma pasta e auxiliando na importação de classes pertencentes ao mesmo Package. Outra especificidade do Package está relacionada com os moderadores de acesso das classes e atributos, que ainda será abordado.

Classes

Uma classe no conceito de orientação objetos é utilizada para abstrair algo físico ou imaginário e através dessa abstração levantar seus atributos e relações com outras classes. Na imagem acima a classe Bilhete traria todos os atributos que estejam relacionados com as regras de negócio e requisitos exigidos para o desenvolvimento do sistema. Na regra de nomenclatura uma classe deve sempre ser escrita com letra maiúscula e ao ser criado o arquivo Java deve ter exatamente o mesmo nome da classe. Ao criar uma classe no gerenciador de arquivos do Eclipse é criado o seguinte código:


Teclas de atalho

O Eclipse disponibiliza uma grande quantidade de teclas de atalho, porém trazendo os mais utilizados estariam os atalhos ctrl + espaço e ctrl + shift + o. O primeiro é acionado para auto completar o código, auxiliando tanto para se descobrir quais as possibilidades daquela classe ou método e para não ter que memorizar todos eles, pois em um projeto podem existir muitos deles e sabendo pelo menos uma parte do código o auto completar é de grande ajuda. Outro ponto importante é a redução de erros de digitação que ao longo do projeto podem se acumular. Já o ctrl + shift + o serve para a importação de classes que seriam pertencentes ao mesmo Package, sendo necessárias em alguns processos do desenvolvimento do código como herança, que será abordada mais a frente. Outros atalhos presentes em outros softwares estão presentes no Eclipse como ctrl + s para salvar e ctrl + z para voltar ao passo anterior.

Vídeos

Introduzindo uma Classe:


Bibliografia

Um comentário:

  1. Pessoal, poderiam dividir melhor a questão das teclas de atalho, em grupo por exemplo, a fim de facilitar o leitor para que o mesmo ache mais rápido a tecla de atalho, pode ser?

    abçs

    ResponderExcluir