Estrutura de Seleção
Definição
A
estrutura de seleção é utilizada para realizar uma sequencia de instruções que
é determinada de acordo com as condições baseadas nas regras de negócio.
Existem quatro tipos:
I.
Estruturas de Seleção Simples.
II.
Estruturas de Seleção Compostas.
III.
Estruturas de Seleção Encadeadas.
IV.
Estruturas de Seleção de Múltipla Escolha.
Estruturas de Seleção Simples
Esse
tipo de estrutura verifica se condição é verdadeira, caso seja verdadeira a
instrução é executada, caso contrário, ou seja falso, o fluxo do programa
continua sem intervenção da estrutura de seleção.
Exemplo:
![]() |
Java |
Estruturas de Seleção Compostas
Esse
tipo de estrutura possui dois conjuntos de instruções que verifica a condição,
como resultado, caso verdadeira realiza uma instrução e caso seja falso, outra
instrução é executada.
Exemplo:
Estruturas de Seleção Encadeadas
Exemplo:
![]() |
Java |
Video Aula Estrutura de Seleção If Else:
Estrutura de Seleção Múltipla Escolha ou Homogênea
Este tipo de estrutura funciona como um conjunto de
opções para escolha. Normalmente estas opções são pré-definidas e apresentadas
em forma de tabela (apenas a nível de entendimento) em exercícios específicos.
Exemplo
tabela:
Código
|
Clima
|
1
|
Sol
|
2
|
Chuva
|
3
|
Nublado
|
Exemplo:
Video Aula Estrutura de Seleção Múltipla Switch:
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Estrutura de repetição
Definição
É
uma estrutura que repete instruções enquanto uma condição for verdadeira. Se
for falsa, a estrutura para de repetir, ou, caso nunca tenha sido verdadeira,
não realiza a instrução.
I.
Estruturas de Seleção For.
II.
Estruturas de Seleção Do While.
III.
Estruturas de Seleção While.
For (Para)
Esta estrutura específica utiliza
variáveis de controle para controlar o número exato de repetições. É
especialmente usado em casos onde o número de loops é definido previamente.
Exemplo:
Do While (Repita)
Nesta estrutura, a instrução é
executada antes da verificação da condição e, só poderá parar, quando houver a
verificação. Logo, esta estrutura é especialmente usada quando a instrução deve
ser executada pelo menos uma vez, antes da verificação da condição.
Exemplo:
While (Enquanto)
Nesta estrutura, a instrução é
executada depois da verificação da condição. Portanto, a instrução pode ou não
ser executada dependendo da avaliação da condição, se for verdadeira, será
executada, senão não será.
Exemplo:
Video Aula Estrutura de Repetição While, Do While:
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Trecho do Livro Lógica de Programação e Estrutura de Dados com aplicações em Java - 2 edição
De acordo com Sandra Puga e Gerson
Rissetti, autores do livro Lógica de
Programação e Estruturas de dados com aplicações em Java -2 edição, As estruturas de Seleção ou decisão são
utilizadas quando existe necessidade de verificar condições para a realização
de uma instrução ou uma sequencia de instrução.Os testes de seleção também
podem ser utilizados para verificar opções de escolha.
As estruturas de repetição em
determinadas situações, temos de repetir o programa ou parte dele varias vezes,
como o calculo das medias das notas de um grupo de alunos.Reiniciar o programa
para cada calculo não é uma solução muito pratica e, algumas vezes ,é inviável.O
conceito de repetição (ou looping) é utilizado quando se deseja repetir certo
trecho de instruções por um número de vezes.O número de repetições pode ser
conhecido antes ou não, mas, necessariamente, precisa ser finito.
Nem todas as estruturas de repetição
possuem recursos para fazer a contagem do número de vezes que o laço deverá ser
repetido,por isso, deve-se utilizar uma variável de apoio sempre do tipo
inteiro
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Exercícios Teóricos:
Estrutura de Seleção:
1. Quais os tipos de estrutura de seleção e suas principais diferenças?
Estrutura de Repetição:
2. Crie um exemplo de uma aplicação prática não relacionada a informática que faça uso de um dos tipos de estrutura de repetição.
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Exercícios Práticos:
Exercício 01
Faca um programa que leia um numero é indique para o usuário se o número é par.
Exercício 02
Semelhante ao programa anterior, que lê um número e indica se o número é par. Agora atribua outra condição, que se o número digitado for ímpar também deverá ser exibida uma mensagem para o usuário.
Exercício 03
Faca um programa que receba dois numeros. O programa deve identificar os valores e classificar qual dos dois possue maior valor. Caso ambos tenham o mesmo valor, deve ser exibido tambem a mesagem para o usuário.
Exercício 04
Faca um programa que exiba um menu contendendo opções do tempo associcadas a um código. O usuário ao entrar com codigo recebe uma dica referente ao tempo indicado no menu.
Ex.: Menu Ex.: Dica
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|----------------Tipo de Tempo----------------| Chuvoso: Leve um guarda chuva!
|[1]------------------Nublado--------------------|
|[2]------------------Chuvoso-------------------| Nublado: Possibilidade de
chuva!
|[3]-----------------Ensolarado----------------|
Ensolarado: Use protetor solar!
Exercício 05
Em uma brincadeira entre dois colegas, na qual um pensa um número e o outro deve fazer chutes até acertar o número imaginado. Como dica,a cada tentativa é dito se o chute foi alto ou foi baixo. Elabore um programa dentro deste contexto que leia o número imaginado os chutes, ao final mostre quantas tentativas foram necessárias para descobrir o número. Utilize a estrutura Do While.
Exercício 06
Faca um programa que leia uma numero e exiba sua tabuada ate 10, utilizando a estrutura de repetição While.
Exercício 07
Faca um programa que leia uma numero e exiba sua tabuada ate 10, utilizando a estrutura de repetição For.
Resoluções Possíveis
Ex 01:
Ex 02:
Ex 03:
Ex 04:
Ex 05:
Ex 06:
Ex 07:
Bibliografia
- Videos: - https://www.youtube.com/
playlist?list= PLA03DEA5320ECBF85 - Sandra Puga e Gerson Rissetti, autores do livro Lógica de Programação e Estruturas de dados com aplicações em Java -2 edição
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Membros:
Arthur Pereira RM71066
Caue Rodrigues Silva RM71216
Cristiano Rodrigues RM 72082
Caue Rodrigues Silva RM71216
Cristiano Rodrigues RM 72082
Fellipe Rodrigues RM71094
Igor de Souza Oliveira RM71162
Igor de Souza Oliveira RM71162
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